terça-feira, 8 de novembro de 2011

PALESTRA SOBRE PROTAGONISMO JUVENIL

PALESTRA-CESCG

“Tu me dizes, eu esqueço.

Tu me ensinas, eu lembro.

Tu me envolves, eu prendo.

”Benjamim Franklin

O Centro de Ensino Senador Carvalho Guimarães promoveu mais uma palestra de grande interesse aos jovens. Desta vez trata-se da palestra sobre “Protagonismo Juvenil" ministrada pela socióloga Raquel , que enfocou relevantes temas que envolvem o universo da juventude, com informações retratadas de forma didática e bem ilustrativa, com linguagem direta voltada para os adolescentes.
















Você precisa saber:
A palavra protagonismo vem de “protos”, que em latim significa principal, o primeiro, e de “agonistes”, que quer dizer lutador, competidor. Este termo, muito utilizado pelo teatro para definir o personagem principal de uma encenação, foi incorporado à Educação por Antonio Carlos Gomes da Costa, educador mineiro que vem desenvolvendo uma nova prática educativa com jovens.
O Protagonismo Juvenil significa fazer com que o jovem participe ativamente da vida escolar, familiar e afetiva, na comunidade local em que vive. Outro aspecto importante é que o jovem seja dotado de iniciativa, que é ação; sendo fonte de liberdade, que é opção; e fonte de compromissos, que é responsabilidade, pilares indispensáveis para ser um jovem protagonista.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

DIA DE FINADOS

Dia de Finados


A data teve início no ano de 998 D.C. e foi estabelecida pelo Santo Odilon, abade do mosteiro beneditino de Cluny, na França. Ele determinou que os monges rezassem por todos os mortos, conhecidos e desconhecidos, religiosos ou leigos, de todos os lugares e de todos os tempos. Quatro séculos depois, o Papa, em Roma, na Itália, adotou o dia 2 de novembro como o dia de Finados, ou dia dos mortos, para a Igreja Católica.
No Brasil e na grande maioria dos países, a celebração de Finados tem início na semana anterior, quando as pessoas vão até os cemitérios limpar as sepulturas. No Dia de Finados, também conhecido como Dia dos Mortos, as pessoas vão aos cemitérios levar flores, acender velas e rezar pelos seus entes queridos que já faleceram. Alguns também mandam rezar missas em nome dos falecidos.
Apesar do significado de celebrar a vida eterna em outro plano, o Dia de Finados não deixa de ter um tom melancólico ,afinal muitos voltam a sentir a dor da perda de seus entes queridos e a saudade com a distância.

Curiosidades sobre o dia de finados:



OS CRISÂTEMOS

Os crisâtemos são as flores que os brasileiros preferem para homenagear seus entes queridos. Essas flores representam o sol e a chuva, a vida e a morte e podem ser amarelas, brancas ou vermelhas.


A VELA



Velas
Para os católicos, dizer que quando uma pessoa morre tudo acabou não é verdade. Os católicos crêem que o testemunho de vida daquele que morreu fica como luz acesa no coração de quem continua a peregrinação. Para tanto, eles acendem velas no Dia de Finados, buscando celebrar e perpetuar a luz do falecido.

O DIA DE FINADOS E A CHUVA

Não existe uma explicação racional, mas na grande maioria das ocasiões, chove no Dia de Finados! Diz a lenda que... "chove nesse dia porque toda a tristeza das pessoas que perderam um ente querido sobe ao céu e desce em forma de chuva para lavar toda a mágoa de quem ficou”.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

DIA DE TODOS OS SANTOS

O Dia de Todos os Santos é comemorado anualmente no dia 01 de Novembro e honra todos os santos, mártires e cristãos heróicos celebrados ao longo do ano.Nossa Igreja católica tem muitos Santos e cada um com uma história diferente, mas em uma coisa todos são iguais: eles amavam o próximo e a Deus sem pedir nada em troca.