quarta-feira, 26 de agosto de 2009

A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP)


PORQUE É IMPORTANTE PARTICIPAR DA OBMEP?
Os resultados decorrentes da participação na Olimpíada de Matemática são variados e é relevante sublinhar a capacitação e a importância do pensamento matemático na formação do aluno e do cidadão, contribuindo efetivamente para um bom desempenho escolar e para participação ativa na sociedade. A experiência mostra que muitos participantes de Olimpíadas de Matemática melhoram seu desempenho em outras áreas e disciplinas escolares e os números evidenciam que vários deles apresentam excelentes índices de aprovação em concursos vestibulares de todas as áreas e nas mais renomadas instituições de ensino superior do Brasil.
Outro resultado da participação nas Olimpíadas de Matemática é a possibilidade de o aluno criar novos vínculos com a escola e também de mudança de atitude com relação à Matemática. Desta maneira, o estudante sai da rotina da sala de aula, interagindo diretamente com colegas e professores, descobrindo a Matemática como linguagem viva de descrição de fenômenos naturais, científicos e tecnológicos, com seus métodos próprios de pensamento e de beleza própria.
Cabe ressaltar, também, o crescimento da autoconfiança e da auto-estima do aluno, à medida que ele desenvolve sua capacidade de resolução de problemas. As habilidades de análise e crítica, constantemente enfatizadas no estudo da Matemática, criam uma nova disposição para o estudo e uma melhor apreensão de conceitos de qualquer natureza.
NÓS PARTICIPAMOS DA OBMEP 2009








RELAÇÃO DOS ALUNOS CLASSIFICADOS PARA A SEGUNDA FASE.

NÍVEL 01

01-EDUARDA SOUSA RIBEIRO. (08 PONTOS)
02- RENATO ROMÃO MORAIS. (10 PONTOS)
03-ANDREZA BARBOSA PEREIRA. (10 PONTOS)
04-GABRIELA PEREIRA LEOCÁDIO. (O9 PONTOS)
05-SHIRLEY NUNES PEREIRA. (09 PONTOS)
06-LUAN CABRAL REIS. (09 PONTOS)
07-JACKSON MENESES DUARTE. (09 PONTOS)
08-DOUGLAS CARVALHO DA SILVEIRA. (09 PONTOS)

NÍVEL 02

01-IARA DA SILVA SOUSA. (07 PONTOS)
02-RAFAEL DE SOUSA BORGES. (08 PONTOS)
03- MILANE VIEIRA DE SOUSA. (08 PNTOS)
04-NATHANI CRYSTINNI DA COSTA. (10 PONTOS)
05-ANDRESSA DE JESUS DA COSTA. (07 PONTOS)
06-JORDÂNIO DA SILVA DOS SANTOS. (07 PONTOS)
07-MAURÍCIO DOS SANTOS LIRA. (07 PONTOS)
08-GEORGE LUÍS PEREIRA DA SILVA. (07 PONTOS)
09-RAIMUNDO JOSÉ NASCIMENTO ALVES. (07 PONTOS)
10-LUCAS ARAÚJO SILVA. (07 PONTOS)

NÍVEL 03

01-MARIA DOS REIS ALVES DA SILVA. (09 PONTOS)
02-GEISA LEITE GUIMARÃES. (08 PONTOS)
03-WALLISON ARAÚJO CABRAL. (08 PONTOS)
04-ISABELLY MAYARA C. SOUSA. (08 PONTOS)
05-ANTÔNIA REGINA F. DA SILVA. (08 PONTOS)
06-DANILO BARBOSA OLIVEIRA. (08 PONTOS)
07-ADÃO PEREIRA DA SILVA. (08 PONTOS)
08-FRANCISCO GOMES DE SOUSA. (08 PONTOS)
09-SÂMARA PEREIRA DOS SANTOS. (08 PONTOS)
10-FRANCISCO DE SOUSA L. JÚNIOR. (08 PONTOS)
11-RICARDO VIEIRA DOS SANTOS. (08 PONTOS)
12-GIRLANE PAIVA DE JESUS. (08 PONTOS)
13- JOÃO AUGUSTO S. DE OLIVEIRA. (08 PONTOS)
14-LUCIANO DA SILVA BARBOSA. (08 PONTOS)
15-ELIAS DE SOUSA SILVA. (07 PONTOS)
16-ROMÁRIO RIBEIRO DA SILVA. (07 PONTOS)
17-MATHEUS SILVEIRA CRUZ. (07 PONTOS)
18-IAMARLY DE SOUSA SILVA. (07 PONTOS)
19-ANA KARLA DA SILVA BORGES. (07 PONTO
20-THAYARA COSTA DE SOUSA. (07 PONTOS)
21-TARSILA HILLZ PEREIRA DA S. LEÃO. (07 PONTOS
)

sábado, 22 de agosto de 2009


Entende-se por folclore o conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes e costumes de um povo. Tal conjunto normalmente é passado de geração a geração por meio dos ensinamentos e da participação real dos festejos e dos costumes. De origem inglesa, o folclore é uma palavra originada pela junção das palavras folk, que significa povo; e lore, que significa sabedoria popular. Formou-se então a palavra folclore que quer dizer sabedoria do povo.

O folclore assume grande importância na história de todos os povos, pois por meio desse conjunto pode-se conhecer a antiga cultura dos mesmos e a formação da cultura presente nos dias de hoje. Dentre as características que possui é possível identificar os fatos folclóricos a partir do anonimato, já que todos os componentes folclóricos são de autoria desconhecida; da aceitação coletiva, já que cada pessoa absorve a essência folclórica e a repassa aos outros a partir de seu entendimento próprio; e da transmissão oral, já que antigamente não havia meios de comunicação como na atualidade.
( Gabriela Cabral)



VEJA AGORA ALGUMAS FOTOS DA COMEMORAÇÃO DO DIA DO FOLCLORE NA ESCOLA CARVALHO GUIMARÃES.






































terça-feira, 11 de agosto de 2009

11 DE AGOSTO-DIA DO ESTUDANTE



ORIGEM



No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.





CORAÇÃO DE ESTUDANTE
Milton Nascimento
Composição: Wagner Tiso / Milton Nascimento
Quero falar de uma coisa
Adivinha onde ela anda
Deve estar dentro do peito
Ou caminha pelo ar
Pode estar aqui do lado
Bem mais perto que pensamos
A folha da juventude
É o nome certo desse amor
Já podaram seus momentos
Desviaram seu destino
Seu sorriso de menino
Quantas vezes se escondeu
Mas renova-se a esperança
Nova aurora, cada dia
E há que se cuidar do broto
Pra que a vida nos dê
Flor flor o o e fruto
Coração de estudante
Há que se cuidar da vida
Há que se cuidar do mundo
Tomar conta da amizade
Alegria e muito sonho
Espalhados no caminho
Verdes, planta e sentimento
Folhas, coração,Juventude e fé.

COMEMORAÇÃO DO DIA DOS PAIS

Os pais dos alunos da escola Carvalho Guimarães receberam uma homenagem especial no dia 10 de agosto pela passagem do dia dos pais. O evento ocorreu no pátio da própria escola, tendo como ponto principal uma palestra informativa sobre o câncer de próstata ministrada pela enfermeira Cristina. O evento contou com a presença dos professores, da gestora Raimunda Helena e da supervisora Brígida que homenagearam os pais através da leitura de mensagens. Os alunos também participaram com poesias, coreografias e músicas.



domingo, 9 de agosto de 2009

DIA DOS PAIS


ORIGEM

Dizem que o primeiro a comemorar o Dia dos Pais foi um jovem chamado Elmesu, na Babilônia, há mais de 4.000 anos. Ele teria esculpido em argila um cartão para seu pai. Mas a instituição de uma data para comemorar esse dia todos os anos é bem mais recente...

Em 1909, a norte-americana Sonora Louise Smart Dodd queria um dia especial para homenagear o pai, William Smart, um veterano da guerra civil que ficou viúvo quando sua esposa teve o sexto bebê e que criou os seis filhos sozinho em uma fazenda no Estado de Washington.

Foi olhando para trás, depois de adulta, que Dodd percebeu a força e generosidade do pai.
O primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho de 1910, em Spokane, Washington. A rosa foi escolhida como a flor oficial do evento. Os pais vivos deviam ser homenageados com rosas vermelhas e os falecidos com flores brancas. Pouco tempo depois, a comemoração já havia se espalhado por outras cidades americanas. Em 1972, Richard Nixon proclamou oficialmente o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais.

O pai brasileiro ganhou um dia especial a partir de 1953. A iniciativa partiu do jornal O Globo do Rio de Janeiro, que se propôs a incentivar a celebração em família, baseado nos sentimentos e costumes cristãos. Primeiro, foi instituído o dia 16 de agosto, dia de São Joaquim. Mas, como o domingo era mais propício para as reuniões de família, a data foi transferida para o segundo domingo de agosto.

Em São Paulo, a data foi formalmente comemorada pela primeira vez em 1955, pelo grupo Emissoras Unidas, que reunia Folha de S. Paulo, TV Record, Rádio Pan-americana e a extinta Rádio São Paulo. O grupo organizou um grande show no antigo auditório da TV Record para marcar a data. Lá, foram premiados Natanael Domingos, o pai mais novo, de 16 anos; Silvio Ferrari, de 96 anos, como o pai mais velho; e Inácio da Silva Costa, de 67 anos, como o campeão em número de filhos, um total de 31. As gravadoras lançaram quatro discos em homenagem aos pais. O maior sucesso foi o baião É Sempre Papai, com letra de Miguel Gustavo, interpretada por Jorge Veiga. O Dia dos Pais acabou contagiando todo o território brasileiro e até hoje é comemorado no segundo domingo de agosto.

Muitos países têm datas especiais para homenagear os pais. A Inglaterra e a Argentina também comemoram a data no terceiro domingo de junho. Na Itália e em Portugal, a homenagem acontece no Dia de São José, 19 de março. Na Austrália, é no segundo domingo de setembro. E na Rússia, no dia 23 de fevereiro.

PAIS EM OUTRAS CULTURAS

Repouso pós-parto

Em algumas tribos indígenas brasileiras, é costume o pai manter resguardo no lugar da mãe que deu à luz. São quase dois meses de descanso, com alimentação leve e abstenção de sexo. Também para ele são destinados os presentes dados pelos membros da família. Costume machista? Nada disso. É que, para essas sociedades, o pai é o responsável pela existência do filho. O bebê só cresce e se fortalece no útero materno por causa das constantes "visitas" do futuro pai à sua mulher. Esse grande esforço de nove meses de relações sexuais constantes exige repouso, para renovar as energias físicas.

Responsabilidades religiosas

Na cultura judaica tradicional, o pai é responsável pela educação religiosa dos filhos. O destaque fica para a educação do menino, que, a partir dos 7 anos, começa a aprender os rituais religiosos. Com 13 anos, o pai o leva à sinagoga, onde, depois da cerimônia conhecida como Bar-Mitzva, o garoto se torna membro efetivo e participante da comunidade. Nas famílias judaicas, exemplos de patriarcalismo, os pais recebem todo o respeito e obediência dos filhos

Tradição oral

Entre os ciganos, a figura paterna tem papel de destaque. Cabe ao pai a decisão final sobre qualquer atitude dos filhos e é ele quem supervisiona a educação que a mãe dá às crianças. É também o pai quem se encarrega de ensinar aos meninos as técnicas de comércio, forma milenar de sobrevivência do povo cigano. Numa cultura que valoriza a tradição oral, o pai tem o dever de passar para sua descendência os conhecimentos adquiridos nas gerações passadas, como tocar instrumentos musicais (acordeão, violão e violino), fazer artesanato de cobre e falar a língua de seu povo, o romanês. Também é ele quem decide sobre o casamento dos filhos. Namoro? Nem pensar. Os pais da noiva e do noivo se reúnem e definem o dote, pago pela família do futuro marido. O poder do pai sobre os filhos só acaba em caso de casamento desfeito. Nessa situação, o pai não pode mais ver os filhos pelos próximos dez anos. O fim do casamento representa o fim da paternidade.