"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." (Paulo Freire)
terça-feira, 26 de maio de 2009
PLANEJAMENTO MENSAL
quinta-feira, 21 de maio de 2009
FESTA DAS MÃES- 09/05/09
quarta-feira, 20 de maio de 2009
SEMANA PEDAGÓGICA - FEV/09
CARVALHO GUIMARÃES
(14/07/1886-26/04/1974)
nem a História que gostariam de fazer em certo momento
nem a História que às vezes é dita como devendo ser feita."
Paulo Freire
Grupo Escolar Senador Carvalho Guimarães,fundado em 1957 na cidade de Buriti Bravo-MA. Este nome foi dado em homenagem ao Senador Carvalho Guimarães por ter conseguido a obra com a lei 1.522 de 24 de agosto de 1957, sendo inaugurada no mesmo ano, no pleito do Prefeito Raimundo Wilson Costa (Manula), sendo motivo de grande festa na cidade.
Em 1960, funcionava seu primeiro turno matutino do 1º ao 5º ano, com 168 a lunos e 8 funcionários. A primeira diretora foi Joana dos Santos Fonseca Coelho (Dona Noca) e professores Haidê Pereira da Silva, Maria Terezinha de Jesus Raposo,Zuleica Costa Santos Lima, Antônia de Jesus Raposo e as leigas Marlene Saraiva e Analice Duarte Pereira. Em 1971 passa a funcionar o supletivo.
Somente em julho de 1988 a escola passa por uma reforma aumentando o número de salas de aula para 12 e assim passa a funcionário nos turnos o e matutino,vespertino e noturno com as modalidades Ensino Fundamental se 5 a 8 séries regular e Educação de jovens e adultos do Nível II, 1ª etapa I e II. Com esta ampliação a escola recebe o nome de Unidade Integrada Senador Carvalho Guimarães, com aproximadamente 1.100 alunos e 65 funcionários.
Depois da reforma vários fatos importantes ocorreram na instituição como a criação dos Colegiados Escolares e a implantação da biblioteca e sala de vídeo. Nesse período a escola teve como diretores: Francimar Soares Bezerra Santos (Diretora Geral) de 1991 a 1999, Maria Alice Borges da Silva (adjunto) e, Djalma de Sousa (Diretor Geral) 2000 a 2003, Luciana Borges Leocádio e Geizinete Pereira dos Santos(adjunta).
Em 2003 sob o decreto n 19.437 de 10 de março de 2003, a Unidade Integrada é Transformada em Complexo Educacional de Ensino Fundamental e Médio Senador Carvalho Guimarães com várias turmas funcionando nos turnos vespertino e noturno em outro prédio denominado Santa Terezinha sob responsabilidade do município e somente em maio de 2004 essas esmas turmas passaram a ocupar este prédio tendo como diretora a Professora Ivânia de Oliveira Dias (titular), Luciana Borges Leocádio(adjunto) e Gildener Torres de Melo Sousa(adjunto).Em 2007 com uma nova estrutura administrativa a escola passa a se chamar Centro de Ensino Senador Carvalho Guimarães e com isso muda a gestão ficando a Professora Raimunda Helena Costa Oliveira Dias como Diretor Geral e Gildener Torres de Melo Sousa como Diretora/adjunta.
A missão da escola Carvalho Guimarães está baseada nos princípios da ética, do respeito aos valores sócio-culturais e políticos, buscando proporcionar uma base sólida de conhecimento e de desenvolvimento pleno de seus alunos, para o exercício ativo de cidadania, transformando a educação que visa à integração harmoniosa do homem com seu mundo.
A escola Carvalho Guimarães tem como objetivos:
· Oferecer o Ensino Fundamental (5ª a 8ª série) e Ensino Médio ;
· Proporcionar condições para que o aluno alcance uma educação crítica e libertadora;
· Desenvolver plenamente as habilidades e competências de aprendizagem do educando;
· Proporcionar o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho;
· Compreender que o homem pode ser o agente modificador da realidade da vida, com atuações que visem a melhoria da qualidade de vida;
· Preparar o indivíduo para entender o passado e viver o presente vislumbrando o futuro;
· Contribuir para o desenvolvimento da integração do aluno, da família e da escola;
· Aperfeiçoar e atualizar conhecimentos mediante seu retorno à escola;
· Oportunizar ao aluno a continuidade dos seus estudos em nível da Educação Superior;
· Oportunizar aos educandos diversas formas de práticas sociais que sejam transformadoras do indivíduo na sociedade;
· Proporcionar aos envolvidos no processo educativo o desenvolvimento sócio-político e cultural;
· Estimular nos participantes do processo educativo, o compromisso com valores humanos e sociais, tais como: a solidariedade humana, o exercício da liberdade com responsabilidade, a eqüidade de direitos e o apreço à tolerância recíproca entre as pessoas;
· Proporcionar formas de atualização, enriquecimento e aprimoramento profissional aos professores e demais funcionários;
· Criar um clima harmonioso e de cumplicidade entre todos os participantes do processo educativo;
· Estimular no discente a estima à dignidade, à tolerância recíproca entre as pessoas e demais direitos fundamentais do homem.